Voando livre no por do sol - Pedra da Gávea - verão 2014

Rio de Janeiro , 3a feira - 28 de janeiro de 2014

Olá galera do SUP ,
Atualmente eu tenho dividido o meu tempo entre as aulas, passeios e travessias de SUP, e os voos duplos panorâmicos de instrução
com asa delta na Pedra Bonita - que certamente é um dos melhores lugares para a pratica do voo livre no mundo .
Por isso hoje eu quero compartilhar com vcs um pouco dessa experiencia maravilhosa, postando aqui as fotos desse voo de ontem no pôr do sol de verão, com a minha sortuda aluna Raiza ... Essas imagens na postagem abaixo falam mais do que qualquer palavra !

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um dia épico de SUP surf em Bali 2011 !



Bali , 8 de agosto de 2011

Alô galera do SUP !
A domingueira Balinêsa de ontem foi um dia épico nesse meu 3º ano de SUP surf aqui em Bali !
A minha mulher precisava usar o carro o dia inteiro, e como eu não consegui carona para Padang e arredores, acabei partindo de moto ( agora com um rack perfeito para o SUP ) para o estacionamento do "art market" que fica ali no inicio da praia de Kuta, bem ao lado do hotel kartika plaza .
A intenção era pegar ondas em diversos picos na maré baixa pra média, até chegar a direita de airport rights, um pico que eu não surfava há muito anos !
Parti as 12.30 , e depois de surfar varios picos - "discovery mall reef" , Kuta reef, Rod's rights LEFTS, middle reef e airport lefts - atravessando tôda a bancada de Kuta, e depois tôda a extensão da cabeceira do aeroporto, vendo os aviões "raspando" na minha cabeça para em poucos segundos tocarem a pista do famoso "Ngurah rai international airport"  .
O que eu não podia imaginar é que encontraria uma máquina de ondas, com paredes fortes e longas,no pico mais de fora (são vários picos !) em "siport rights" que fica no extremo norte da baía de Jimbaran !
Curti um verdadeiro paraíso de surf, com direitas espetaculares para apenas 5 surfistas : 2 balineses; que ciceroneavam 3 japoneses, e eu !
Cada um escolhia a onda que queria e o exato local para dropar , sem disputa alguma , coisa bem rara por essas bandas nos dias de hoje ! Eu não podia imaginar que poderia estar tão bom, pois esse pico precisa de "swell" e quando eu saí de Kuta o mar não estava tão consistente, o que acabou mudando no decorrer do dia  ...

Depois de 2hs de surf farto e tranquilo eu estava exausto e faminto, e ainda tive que remar muito para chegar até o restaurante na praia de Kedonganan ; que é o nome dessa parte da praia de Jimbaran, bem ali em frente ao porto (aonde ficam barcos enormes com tripulantes na sua maioria de outras ilhas) pra tomar uma ducha de agua doce e depois de me secar, sentar pra comer um "grilled snapper" tomando uma agua de côco , completamente extasiado pelas ondas surfadas e pela endorfina acumulada na travessia .
O mais incrível é que logo depois da comida chegar, apareceu um quarteto ( contrabaixo, percussão , violão e banjo) para tocar "Garôta de Ipanema", segundo o vocal, de autoria de "Carlos Djobim" (...)
Realmente, esse cara é imortal mesmo (!)

Antes de voltar tudo remando para pegar tôdas essas ondas de novo na volta, nnao resisti e ainda peguei 1 onda em Aiport rights , para depois partir a favor do vento em direção a Kuta , notando que o mar havia subido muito ao passar por séries bem grandes na extensão da cabeceira da pista , tôdas elas devidamente "penteadas" pelo terral suave que preominou o dia inteiro .

Ao chegar no airport lefts tive a certeza que o mar havia subido muito, pois notei que o canal sempre definido por lá, já ameaçava fechar com a entrada das series . nem perdi tempo ali, indo direto para o "Middle reef" saonde eu ja tinha dropado bôas na ida, para ainda dropar algumas esquerdas bem grandes pra fazer a digestão ...  QUE DIA !!!!!

Mas, aconteceu o inesperado ! Peguei uma onde da serie e depois de andar muito nela, fui parar bem perto da bancada, e quando eu saí da onda veio a série e me pegou em cheiuo, me obrigando a soltar a prancha num lugar crítico ; e não deu outra : perdi a prancha , tudo que nao podia acontecer naquela altura do dia (...)
Passei um bom sufôco no inicio tentando nadar jogando o remo pra  frente ,quando notei que a cordinha não tinha arrebentado; mas sim o metal que atravessa o copinho de segura a cordinha !
Aí eu amarrei o remo no velcro e saí nadando um "crawl" forte um bom tempo em cima do reef achando que perderia a minha prancha, quando veio uma onda grande estourada e eu consegui pegar um "jacaré" bem longo até chegar perto da bancada e ver a minha 8'9" PSH ainda bem longe de onde eu estava , mas me acalmando completamente e já certo que tudo ia acabar bem ...  Já vi muita "cordinha" arrebentar, mas o ferro do copinho, foi a 1a vez (?!...)
As 6.30 , um pouco antes do anoitecer, lá estava eu de volta ao "Discovery mall reef" aonde eu peguei uma marola longa em cima da bancada , que me levou até a areia da praia , enquanto 2 moleques que surfavam por ali ficavam gritando e rindo ao ver pela primeira vez um SUP por ali . Foram, pelo menos, 5 horas de surf ; sendo 1 para o almoço (...)

Enfim, um dia épico na temporada em Bali 2011 ! Acho que vou virar fregues dessa onda, que pelo acesso um tanto quanto difícil e pelo fato de estar fora do alcance visão da praia de Kuta, ainda possível ser surfada sem maiores disputas (...)

Senti a falta da parceria dos melhores amigos e parceiros do SUP surf no RJ, pois nada como dividir ondas perfeitas com quem a gente gosta !

Nenhum comentário:

Postar um comentário