Voando livre no por do sol - Pedra da Gávea - verão 2014

Rio de Janeiro , 3a feira - 28 de janeiro de 2014

Olá galera do SUP ,
Atualmente eu tenho dividido o meu tempo entre as aulas, passeios e travessias de SUP, e os voos duplos panorâmicos de instrução
com asa delta na Pedra Bonita - que certamente é um dos melhores lugares para a pratica do voo livre no mundo .
Por isso hoje eu quero compartilhar com vcs um pouco dessa experiencia maravilhosa, postando aqui as fotos desse voo de ontem no pôr do sol de verão, com a minha sortuda aluna Raiza ... Essas imagens na postagem abaixo falam mais do que qualquer palavra !

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

travessia Portogalo - Ilha Grande - Portogalo






Rio , 20 de setembro de 2010

Amigos , parceiros e entusiastas do SUP !

Curti muito o final de semana passado na casa de um amigo em Portogalo, quando fiz uma aventura inédita e bem radical para mim, ao ir e voltar remando com o meu SUP 12'6"- ART IN SURF -, dali até a enseada de Japariz na Ilha Grande .
Saí da marina de Portogalo navegando bem próximo ao costão entre Portogalo e o terminal da Petrobrás, tentando assim, em vão, me esquivar do contravento forte de SW.

Chegando lá passei por baixo do terminal e tirei uma linha reta em direção a ilha dos Macacos, que era o ponto mais perto do continente, chegando lá em 1h e 08', depois de enfrentar um vento de través com bastante instabilidade até a chegada a esse que era o ponto mais próximo entre o continente e a Ilha Grande.

A partir daí a navegação melhorou muito em todo o trajeto desse costão que me levou a uma praia belíssima, logo antes da bem conhecida praia de freguesia de Santana; de onde passei a navegar com uma chuva fina e um vento fraco a favor que me empurrou até a enseada de Japariz depois de 1h 57' de remada bem forte desde a marina de Portogalo .

Chegando lá com frio e fome, encarei um "PF" de peixe com uma capirinha de cachaça sem gelo , numa tentativa de me aquecer um pouco; para depois voltar fazendo a digestão no balanço do mar num trajeto mais curto de 1 hora e 20' (...)
No total foram 3hs e 20' de navegação , sempre ouvindo as musicas preferidas no IPOD durante todo o trajeto de ida e volta . Só faltou mesmo um parceiro !

Dessa vez até fui de "leash"(curto para não arrastar na agua ! ); e levei tambem o celular , IPOD e uma garrafinha de agua de 500 ml, ja que o meu "camelback" estava sujo e eu não tive tempo de limpá-lo da maneira correta .

Logo na partida, eu me espantei com a distancia do trajeto ao olhar para a distancia de Portogalo até o terminal da Petrobrás e de lá até a ponta dos Macacos na Ilha Grande; mas o que me animava era pensar que na volta ia curtir um "downwind" forte, o que acabou não acontecendo; pois quando acabei de almoçar lá na pitoresca enseada de Japariz , o vento mudou completamente o que eu nem pude acreditar de imediato ...
E para piorar, quando comecei a travessia de volta eu não conseguia enxergar nada alem de um navio enorme parado no terminal da Petrobrás e o topo de um morro vizinho a Portogalo.

Mas mesmo assim encarei o desafio tranquilamente depois de "encher o tanque" em Japariz , para chegar de volta na marina de Portogalo tranquilamente no entardecer, depois de um programa espetacular e muito emocionante num dia chuvoso, frio e bem úmido em Angra dos Reis ...

Pra mim essa sensação de liberdade só é comparável a que eu tenho no voo livre; e talvez até mais, pois basta colocar a prancha na agua e sair remando sem precisar de qualquer ajuda . É assim que as vezes eu me sinto um pouquinho como o "Amir Klink", nas devidas proporções; é claro (...)

Hoje os amigos Gustavo Kronig e Edu Nahuys , ambos com bôa experiencia em navegação e de surf ; me alertaram sobre os vários riscos de atravessar esse canal nessas codições, o que e eu acatei de bom grado para pensar melhor antes de fazer isso novamente...

Acima estão algumas fotos e o "google map" do trajeto, que deve ter sido de uns 18 a 19 kms; aproximadamente .

2 comentários:

  1. Beleza de aventura Gui... Quando quiser um parceiro, tô dentro!!

    Abs.,
    Bob.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ! Com certeza uma bela travessia !

    ResponderExcluir