Voando livre no por do sol - Pedra da Gávea - verão 2014

Rio de Janeiro , 3a feira - 28 de janeiro de 2014

Olá galera do SUP ,
Atualmente eu tenho dividido o meu tempo entre as aulas, passeios e travessias de SUP, e os voos duplos panorâmicos de instrução
com asa delta na Pedra Bonita - que certamente é um dos melhores lugares para a pratica do voo livre no mundo .
Por isso hoje eu quero compartilhar com vcs um pouco dessa experiencia maravilhosa, postando aqui as fotos desse voo de ontem no pôr do sol de verão, com a minha sortuda aluna Raiza ... Essas imagens na postagem abaixo falam mais do que qualquer palavra !

sábado, 17 de julho de 2010

Ontem foi dia de dose dupla de surf em Batu Bolong e Uluwatu

Bali , 17 de julho de 2010

Como já disse aqui anteriormente, eu cheguei em Bali no dia 10 tarde da noite, e desde então as ondas não pararam de rolar nas bancadas divinamente perfeitas para a prática do surf nessa ilha aonde a meu ver quebram as melhores e mais variadas ondas do planêta.
Como na segunda feira estive bastante ocupado com o trabalho e não puder ir ao surf , apesar de ter surfado nos dias seguintes (vide postagem anterior), ontemacabei tirando o "atraso" da 2a com um dia de surf em dose dupla e por isso mesmo exaustivo ...
Como temos uma festa de casamento hoje a noite de uma amiga Brasileira , que promete ser maravilhosa , o vento está fortissimo e ainda estou bem cansado da jornada dupla de ontem e amanhã é domingo , vou aproveitar o dia de hoje para descansar do surf e nadar no pôr do sol aqui em casa me preparando para uma domingueira Balinêsa de muito surf ...

Conforme devidamente combinado na véspera a noite com o meu grande parceiro de sup surf em Bali - Marcos Perez (mais conhecido entre os Balinêses como Pak Perez...), ontem eu cheguei as 7hs da manhã na praia em frente ao Hotel Tugu que fica na area entre Berawa e Canggu e a 10' de carro aqui de casa .

Em poucos minutos eu ja estava remando tranquilo e eufórico com a certeza absoluta que ia pegar aquelas ondas que eu vi quebrando perfeitas durante o trajeto da remada até esse pico, que é um "outside" exatamente em frente a um lugar conhecido pelos locais como Batu Bolong .

Lá chegando encontrei com 2 surfistas, sendo 1 deles de sup, que remavam de volta pra praia afirmando que as ondas estavam perfeitas, principalmente pela ausencia total de vento o que facilitava demais a entrada nas ondas de 5' plus que abriam perfeitas para os 2 lados a aprox uns 400-500 mts da praia ...
Logo depois de pegar as primeiras 2 ondas avistei o Pak Perez já bem perto de mim , gritando eufórico diante da situação ...
Pegamos várias ondas sozinhos durante aproximadamente 1 hora, até que a maré encheu um pouco o que nos fez passar para os outros picos mais pertos da praia aonde ficam algumas escolas de surf que aproveitam as ondas perfeitas do local para os iniciantes .
Vale dizer que esses picos só começaram a ser surfados de poucos anos p/ cá, já que até então as ondas nos famosos picos de Canggu e Pererenan bastavam para saciar os surfistas que por ali se aventuravam pelos caminhos entre os belíssimos e outrora fartos e vastos campos de arroz .

Bem antes do meio do dia voltei para a casa para almoçar e tomar algumas providencias necessárias, via telefone, e.mail e skype ; o que liberaria para ir a tardinha para Uluwatu com o Beto Santos - um dos melhores e mais conhecidos "shapers" do Brasil -, cujas pranchas já me deram muitas alegrias nesse mais de 20 anos de surf em Bali .

Durante o almoço aqui em casa, muita tranquilidade com o barulho das rajadas de vento forte nas arvores e o canto dos pássaros que cruzam voando entre o jardim de nossa casa e o arrozal que recem plantado ainda resiste a "impiedosa" especulação imobiliária nessa área da ilha, quando de repente surge o tal do "biawak", um lagarto enorme de uns 1.50 mts (que mais parecem aqueles famosos dragões da ilha de Komodo ...) passeando vagarosamante de um lado p/ outro no meio do gramado, sob o olhar atento de um gato da vizinhança que nos visitava e chegou a ir em direção ao lagarto, dando logo a meia volta, muito provavelmente sabendo que esse lagarto come galinha ; e, quem come galinha tem tudo pra comer gato também (...)
Eu nem pensei em fotografar, pois alem do risco de assustar o animal e interromper o espetáculo que é ver um bicho desses solto, também teria que parar esse almoço maravilhoso que vcs veem na foto, com "perkedel jagung" ( bolinho de milho frito com ovo) delicioso, e etc ...

Por volta das 15:30 encontrei o BS na casa dêle e dali partimos connversando no confôrto do seu "Toyota Kijang" até Padang Padang . Chegando lá tirei o sup do carro e desci pela caverna até a praia de onde saí remando de Padang Padang até lá, feliz da vida na calmaria do mar daquele canal existente por ali, com um visual deslumbrante do mar nessas 2 horas que precendem o belíssimo pôr do sol Balinês, o que pretendo fazer nessa temporada quando fôr surfar em Uluwatu ...

Chegando em Uluwatu depois de uns 15' de remada consegui pegar várias ondas, apesar do mar pequeno que proporcionava apenas ondas de 2'a 3' dentro da bancada, sendo que peguei também algumas ondas maiores que escapavam em direção ao final do tão conhecido "córner" , graças a rapidez da remada que o sup proporciona . Foi legal demais curtir o primeiro sup surf na bancada rasa do inside corner, na companhia do Tony Portinari ( que muito me apóia através da ART IN SURF), Pig - um carioca que mora em Floripa e vem sempre a Bali; e do já "lendário" e local do pico Alex Cohen ! Quando o sol se pôs e começou a escurecer, voltei remando para Padang Padang sentindo aquele cheiro característico que exala da bancada de coral sempre nas marés mais baixas...
Chegando na praia de Padang já escuro peguei a minha lanterna que havia deixado escondida num dos "warungs" , e subi a escadaria que leva até o asfalto para encontrar o Beto que lá me esperava tranquilamente ouvindo uma radio FM Balinêsa e curtindo a belissima lua nova emoldurada pelas estrêlas num céu claro sem nuvens, ambos sentindo aquela sensação maravilhosa de todos os surfistas que conhecem o local , bem sabem (...)

Na volta me impressionou o fato de levarmos 1h e 50 minutos de carro de Padang Padang até a casa aonde o Beto está na rua do Hotel Oberoi , mesmo saindo de lá depois das 7 da noite ... É carro pra todos os lados ocupando todas as ruas e todos os espaços ! Bem parecido com os grande centros urbanos, que na verdade são grandes "depósitos" de gente e carros (...)

Apesar de estar muito cansado, a noite com a Meidy numa das melhores festas dos ultimos tempos aqui em Bali , que celebrava a reabertura do excelente restaurante "Warisan", aonde curtimos demais com muitos amigos antigos e outras tantas pessoas conhecidas desses mais de 20 anos de vida aqui em Bali, pessoas bem diferentes entre si, vindas de tôdas as partes do mundo para se encontrar e curtir juntas tôda a magia e os encantos que essa ilha proporciona ...
O curioso é que fomos a festa de inauguração desse mesmo restaurante a quase 20 anos atrás, já que a dona é grande amiga da Meidy ...

Apesar de tôda a loucura do transito caótico em vários momentos do cotidiano Balinês , da especulação imobiliária absurdamente voraz acarretando num crescimento urbando pra lá de "desordenado", pricipalmente na área de Kuta, a nossa adorada ilha de Bali continua maravilhosa e sobretudo, para os amantes do surf como nós !
Espero que vcs curtam essas postagens, que eu redijo com muito prazer e entusiasmo(...)

Um comentário:

1. Adorei saber do fds... Pelo visto foi regado a surf e diversao com os amigos..Continue postando, e se der, coloca a foto do tal almoço aí em casa que ficou faltando ...

beijo grande e saudades!
    aqui em casa a gente acessa sempre o supcarioca.